Sobre nós

Felizmente muita gente tem se mostrado solidário diante dos danos que sofreram muitos povoados no México em decorrência dos terremotos.

Mas agora devemos focar nosso esforço nas comunidades rurais de Oaxaca e Chiapas que foram atingidas pelo terremoto do 7 de setembro com uma intensidade de 8.1 graus e com epicentro em Pijijiapan, Chiapas. As mesmas comunidades foram atingidas de nova conta por outro terremoto no 23 de setembro que provocou ainda mais danos nas construções e até vitimas mortais. Além disso, sendo época de chuvas, a região está sendo atingida por fortes tormentas, alagamentos e desmoronamentos.

Estando muito afastadas, poucas comunidades rurais recebem apoio da Cruz Vermelha ou de outras entidades internacionais que concentram a grande parte dos apoios para atender este desastre.

Além do mais, os estados de Oaxaca e Chiapas, que contam com comunidades majoritariamente indígenas, são das regiões mais pobres do México.

A atenção do governo nessas regiões é limitado e sempre é usado com fins políticos e clientelistas.

Mesmo depois de muito trabalho, as comunidades ainda não resolveram a situação emergencial e tem que começar o trabalho de reconstrução de suas casas.

Se você quer fazer alguma doação, temos uma lista de organizações de apoio e ONG com ampla experiência de trabalho nessas regiões. São organizações confiáveis, responsáveis e honestas, que direcionarão os apoios principalmente para resolver as emergências e para o trabalho de reconstrução das moradias.

A informação deste site será atualizada regularmente na medida que novas organizações se somem a esta iniciativa.

Se você conhece alguma outra ONG com o mesmo perfil pode nos escrever ao email: rebuildingmexico@gmail.com

Muito obrigado pelo seu apoio.

Quem somos?